» FlashSB / Notícias / Geral
16.06.2019 - 56 clique(s)
𝗗𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗠ã𝗲 𝗕𝗲𝗯ê 𝘀ã𝗼 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗮𝗼 𝗽ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
 // compartilhar

Lançado em 2018 pela Prefeitura de São Borja, o Projeto Mãe Bebê foi instituído com a finalidade de incentivar a gestante a realizar o pré-natal completo. A iniciativa resultou na dissertação de Mestrado da enfermeira Camila Malgarim, a qual defende em setembro, na Universidade Franciscana (UFN).

O trabalho prático e científico apontou alguns indicadores que servirão para adequar as políticas públicas para saúde. O levantamento realizado delimitou o intervalo de seis meses, entre outubro de 2018 e maio de 2019, durante este período nasceram 389 crianças as quais foram assistidas pela rede pública de saúde. As Estratégias da Saúde da Família (ESFs) - postos de saúde - abasteciam de informações um sistema interligado (nuvem de dados), o qual subsidiou a pesquisa.

As estatísticas apontaram número de gestantes por ESF, número de consultas, participação da gestão nas atividades promovidas pelo posto de saúde, eventuais riscos para mãe e o feto. Indicadores que dão o panorama da realidade do município e como as políticas públicas estão atingindo a finalidade.

Conforme enfermeira do NASF, Manoela Malgarim, o Projeto Mãe Bebê distribuiu 118 kits neste intervalo de tempo. O Kit com bolsa, fralda e artigos para bebê foi um incentivo para que a gestante participasse de no mínimo seis consultas durante o pré-natal. O secretário da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado (Boca), explica que o projeto deve continuar nos próximos meses.

O prefeito em execício, Roque Feltrin, parabenizou a dupla pelo trabalho e lembrou que os indicadores ajudaram a aperfeiçoar o trabalho na rede pública saúde, melhorar e facilitar os fluxos de atendimento a fim de que as mães tenham uma gestação tranquila e sem riscos tanto para elas quanto para os bebês.

Além da dissertação da mestranda Camila Malgarim e orientada pela professora Dirce Backes, o trabalho realizado em São Borja será apresentado no 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, evento que ocorre entre 24 e 28 de junho no Rio de Janeiro.

 

Fonte: DECOM

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1