» FlashSB / Notícias / Cidadania
11.06.2019 - 77 clique(s)
IFFar realiza Workshop sobre Redação de Patentes
 // compartilhar

O evento iniciou na última quinta-feira (06) abordando o tema “Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação”. As oficinas ministradas pelo Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki, foram divididas em dois momentos. Primeiramente, o consultor fez uma revisão sobre o conceito de patentes. Depois falou sobre o uso estratégico de patentes, informações patentárias e a propriedade industrial, direitos autorais e suas várias dimensões.

Henry Suzuki motivou os participantes a promoverem suas ideias e a guardá-las a partir de direitos autorais. Neste sentido a patente impede que terceiros explorem sua criação/invenção e permite juridicamente a exploração econômica pelo inventor. Henry apresentou a metodologia de inovação Ten Types of Innovation desenvolvida pela Doblin Innovation Consultants, que explora dez tipos de inovação focadas na configuração, oferta e experiência do negócio. O consultor também apresentou o quadro de modelo de negócios Business Model Canvas, com blocos do Lean Canvas, uma ferramenta de planejamento utilizada para definir o tipo de inovação e modelos de negócios que necessitam diferentes formas de proteção, ajudando assim na redação da patente.

Já na sexta-feira (06) os participantes realizaram exercícios guiados sobre a identificação e endereçamento de problemas técnicos, construção de quadros reivindicatórios e elaboração de relatórios descritivos. Na atividade realizaram buscas e análises de patentes para discussão com Henry Suzuki, que, por sua vez; apresentou o modelo formal para oficializar uma patente através do guia básico de patentes (INPI) e o guia de análise do pedido de patente WIPO – Patente Drafting Manual, que descreve como redigir o documento da patente a partir de relatórios descritivos e as reivindicações listadas nos documentos. Neste sentido, o consultor salientou a importância da utilização de desenhos para facilitar a compreensão dos órgãos de registro e a utilização de estratégias abrangentes no momento de descrever as invenções.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NIT, e teve a participação de professores, servidores técnico-administrativos e alunos do IFFar, professores e alunos do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa e empresários e profissionais locais.

De modo geral o Workshop buscou capacitar os participantes na redação de patentes incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos, fomentando o empreendedorismo e a inovação no município.

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1