» FlashSB / Notícias / Cidadania
10.06.2019 - 108 clique(s)
Depois de 30 anos, feira do Passo é retomada
 // compartilhar

A iniciativa partiu de um grupo de mulheres, moradoras do Passo, que reuniram-se para expor, vender e divulgar produtos locais. O grupo buscou apoio na Prefeitura e no último domingo (09/06), na Praça Assis Brasil, realizou o primeiro evento com o suporte do poder público.

A Feira do Passo teve a participação de 10 feirantes que comercializaram produtos que vão de artesanato até alimentos como pastéis e doces. Em 2019, as Feirantes já tinham realizado três eventos, foi quando surgiu a ideia de buscar apoio no Gabinete do Prefeito, pelo setor de Desenvolvimento Econômico – como explica a feirante Kátia Jacques.

A partir desse contato com a Prefeitura, o grupo recebeu palestra sobre formalização com o Sebrae e conforme o chefe de gabinete – Reinaldo Menezes Garcia – um projeto de lei já foi enviado para Câmara para instituir a Feira no Passo.

O prefeito Eduardo Bonotto esteve no local e conversou com o grupo. Bonotto falou que o objetivo é fortalecer a Feira a fim de torná-la em um evento consolidado, que atraia novas feirantes, mais consumidores e gere renda para essa comunidade.

A diretora de Desenvolvimento Econômico, Kátia Aguilar, explicou que as feirantes receberão outras palestras como boas práticas, motivação, etc. A Feira no Passo deverá acontecer quinzenalmente e também próxima a datas comemorativas.

Conforme a feirante Kátia Jacques, a última Feira no Passo tinha acontecido em 1988 e a retomada do evento pelo grupo trata-se de um resgate. Outra detalhe que ela informa diz respeito ao apoio da Unipampa, por meio do curso de Serviço Social em um projeto de estágio dos alunos Andrea Silvano e Jorge Mateus dos Santos, do 7º semestre, o qual tem mostrado a iniciativa do grupo de mulheres como uma forma de empoderamento e proeminência feminina.

A Feira de domingo teve o apoio do vereador Marcelo Robalo que disponibilizou a mateada, a banda municipal Tusnelda Lima Barbosa também animou o evento e a participação do vereador Élvio Feltrin.

 

Fonte: DECOM

Imagens: Lucas Carvalho

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1