» FlashSB / Notícias / Mundo
07.06.2019 - 37 clique(s)
Cães e bombeiros do RS serão condecorados por trabalho de buscas em Brumadinho
 // compartilhar

Ao lado de seus parceiros de vida e de labuta, os labradores Guapo, Bono, Logan e Barão embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira, em 1º de março deste ano, para a missão mais difícil de suas carreiras: ajudar nas buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho Mg. Passados três meses, os cães, seus preceptores e o coordenador operacional do grupo no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul serão condecorados pela Defesa Civil do Estado. 

 

Quando avistou o mar de rejeitos pela primeira vez, o responsável pela equipe, 1º tenente Ivan Flores da Rosa, 48 anos, compreendeu o tamanho do desafio pela frente. 

 Foi muito impactante. Não tínhamos ideia de que a área afetada era tão grande —relembra o oficial, que sonha em criar um centro de treinamento de cães no Estado e transformar o Rio Grande do Sul em referência na área.

Treinados para identificar odor cadavérico (com certificação nacional), os cachorros tiveram de se adaptar ao terreno movediço e traiçoeiro, tanto quanto suas duplas – os sargentos Gerson Meireles dos Santos, 48, e Alex Sandro Teixeira Brum, 40, e os soldados Vagner Charão Lago, 37, e Juliano Soares Sodré, 30. Coube a Bono, um dos mais experientes da matilha, localizar o primeiro corpo de mulher sob da superfície. 

Ele caminhou três ou quatro metros na lama e já começou a cavar e a latir recorda o 3º sargento Meireles.

Os militares não sabem dizer quantos cadáveres e segmentos corporais encontraram. Sabem que foram muitos. A ação deu tanto resultado que a estadia se estendeu além do previsto. Eles foram para ficar 10 dias e acabaram permanecendo 25. 

 A gente já sabia que os gaúchos faziam um trabalho sério, por isso pedimos apoio. Eles foram excepcionais ressalta o 1º tenente Lucas Silva Costa, comandante do Pelotão de Busca e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Minas.

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1