» FlashSB / Notícias / Cidadania
18.05.2019 - 91 clique(s)
O evento ocorreu nesta sexta-feira (17/05), na Câmara de Vereadores, reunindo profissionais da assistência social, brigada militar, saúde e educação.
 // compartilhar

Em decorrência ao dia 18 de maio, data de conscientização e dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o conselho tutelar promoveu o 2º Seminário sobre a mesma temática. O evento ocorreu nesta sexta-feira (17/05), na Câmara de Vereadores, reunindo profissionais da assistência social, brigada militar, saúde e educação.

O prefeito Eduardo Bonotto lembrou que é importante o trabalho em rede e que o seminário serve para integrar, pois as instituições interligadas poderão aperfeiçoar o atendimento e proteção às crianças.

O conselheiro tutelar, Fabiano Dornelles, explicou as dificuldades e desafios que o conselheiro tutelar precisa enfrentar no dia a dia para garantir a segurança e integridade das crianças. Fabiano revelou que apenas em 2019, em São Borja, já ocorreram 16 casos de abusos o equivalente a um caso por semana.

O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, trouxe alguns dados e estatísticas que demonstram um aumento de 83% de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, entre 2011 a 2017. Pedro Quoos mostrou um indicador do Ministério da Saúde que revela que 70% das crianças que são abusadas os casos acontecem na casa da vítima e 34% dos abusos se repetem.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Olea Homrich, desejou um bom trabalho ao grupo e que o evento resulte em boas inciativas em prol da proteção de crianças e adolescentes.

O primeiro painel do Seminário foi sobre “Visão Jurídica do atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual”.

Posteriormente ocorreu o painel: “Conselho Tutelar Responde”.

Depois será uma palestra sobre “Violência sexual contra crianças e adolescentes diálogos necessários”. Posteriormente, o CREAS apresentou dados quantitativos.

O evento encerra com um debate público.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1