» FlashSB / Notícias / Cultura
11.03.2019 - 128 clique(s)
Especialista remonta com professores de História e Geografia a cultura indígena
 // compartilhar

No último sábado (09/03), 40 professores de História e Geografia da rede municipal de Ensino ouviram palestra e, ao final, participaram de oficina resgatando contribuições da cultura indígena. A
programação, no período da manhã, foi desenvolvida no Museu Ergológica de Estância, de Os Angüeras . A abordagem e a coordenação da oficina foram da professora doutora Viviane Pouey Vidal.

Com base em princípios legais, as escolas devem trabalhar as contribuições das etnias indígena e africana. Em relação à cultura indígena, a data a ser celebrada está próxima: 19 de abril. Já em
novembro discute-se a Consciência Negra.

Viviane Vidal tem duas especialidades: História e Arqueologia. Nesse sentido, a convite da Secretaria Municipal de Educação, ela mostrou, com detalhes, a importante contribuição dos índios na formação do município de São Borja. Ela remontou a trajetória indígena durante quase 500 anos, desde antes do descobrimento e até depois do período colonial do Brasil.

Conforme a especialista, três povos, principalmente, fazem parte das origens remotas de São Borja: charrua, minuano e guarani. Ela chamou a atenção para a importância histórica do sítio arqueológico existente na área central da cidade e que deve receber estudos mais aprofundados. Encerrando a programação, os professores participaram de oficina para a produção de cerâmicas no estilo guarani.


Fonte: DECOM/Prefeitura de São Borja

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1