» FlashSB / Notícias / Prefeitura Municipal
29.01.2019 - 140 clique(s)
São Borja lançará programa que presta atendimento domiciliar em saúde
 // compartilhar

Em breve São Borja oferecerá à população uma nova proposta de atendimento em saúde pública. A iniciativa é inédita no município e também na região e vem para ofertar um atendimento humanizado, sem a necessidade de deslocar o paciente o qual não tem condições de locomoção, deixando-o próximo dos familiares e no conforto do lar, trata-se do Programa Melhor em Casa. A Prefeitura organiza os últimos preparativos para inauguração do programa, que deve acontecer no próximo mês. A unidade sede do programa ficará localizada em frente ao Hospital Ivan Goulart na Rua Presidente Vargas, anexa a Secretaria de Desenvolvimento Social.

A iniciativa consiste em ofertar serviços de saúde nas casas dos pacientes que se encontram em necessidade de internação. O programa é formado por um conjunto de ações que visam promover a saúde e, principalmente, a prevenção, além do mais, possibilita o tratamento de doenças e reabilitação. O paciente atendido pelo serviço possui a garantia de continuidade dos cuidados a partir de sua Estratégia Saúde da Família.

O serviço ofertado pelo Melhor em Casa é indicado às pessoas que apresentam dificuldades de locomoção, ou àqueles pacientes que estão acamados. Desta forma, a atenção domiciliar tem como intuito proporcionar ao paciente uma rotina de cuidados específicos de acordo com suas necessidades e junto ao conforto de seu lar e familiares.

O prefeito Eduardo Bonotto explica que o Programa Melhor em Casa é um avanço para a saúde municipal, pois, a cidade é a pioneira da 12ª região a instalar o programa. De acordo com o prefeito, a saúde municipal é prioridade de administração, desta forma, implantar projetos que aperfeiçoe o atendimento é fundamental.

O Secretário Municipal de Saúde, José Luiz Rodrigues Machado, ressalta que o programa trará maior suporte de assistência aos pacientes e sendo assim proporcionará melhor qualidade de vida. José Luiz (Boca) enfatiza ainda que a internação domiciliar é uma forma também de evitar possíveis infecções hospitalares.

Dentre os benefícios do programa, conforme a Coordenadora da Atenção Básica, Lucile Fêlix, está a redução do fluxo de internações hospitalares e a oferta de atendimento qualificado no conforto do lar. Além do mais, Lucile ressalta que o programa é inovador e que tende só a contribuir com o aperfeiçoamento da saúde municipal.

O serviço em São Borja será composto de uma equipe multidisciplinares com médico, enfermeira, 3 técnicos em enfermagem e uma assistente social. O paciente que deseja receber o serviço é avaliado pela equipe antes de receber o atendimento. O assistente social presta todo o auxílio ao paciente e à família.  o enfermeiro, por exemplo, vai semanalmente na casa do paciente, o técnico faz visitas diárias e o médico de acordo com a necessidade do enfermo até a alta. Além do mais, o programa oferece treinamento para os familiares que cuidam do paciente.


Fonte: DECOM/Prefeitura de São Borja

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1