» FlashSB / Notícias /
13.12.2018 - 284 clique(s)
Símbolo do Natal, renas sofrem com aquecimento global e população cai pela metade no Ártico O aquecimento do Ártico tem reduzido a oferta de comida e aumentado o número de insetos na região.
 // compartilhar

Símbolo do Natal, renas sofrem com aquecimento global e população cai pela metade no Ártico

O aquecimento do Ártico tem reduzido a oferta de comida e aumentado o número de insetos na região, prejudicando diretamente as manadas.

A população de renas selvagens e de caribus foi reduzida em mais da metade no Ártico.

Um novo relatório sobre o impacto das mudanças climáticas na região revelou que o número de animais passou de quase 5 milhões para cerca de 2,1 milhões nas últimas duas décadas. Em algumas manadas, porém, o recuo supera 90%.

O relatório foi divulgado durante reunião da American Geophysical Research Union, organização sem fins lucrativos, com sede em Washington, nos Estados Unidos, e com foco na organização e disseminação de informações científicas no campo da geofísica.

De acordo com o documento, padrões climáticos e mudanças na vegetação estão tornando a tundra do Ártico — o bioma mais frio da Terra — menos acolhedora para a espécie.

 

Os animais

 

As renas e os caribus pertencem à mesma espécie, mas são de subespécies diferentes. As renas são um pouco menores e, embora ainda existam algumas populações selvagens, já chegaram a ser domesticadas, ao contrário dos caribus.

De acordo com cientistas que monitoram os números, na porção canadense do Alasca o total de cabeças em algumas manadas recuou mais de 90% —"foram declínios tão drásticos que não há recuperação à vista", afirmou o relatório.

Por que eles são afetados pelo aquecimento do Ártico?

Há vários motivos.

Howard Epstein, cientista ambiental da Universidade da Virgínia e parte da equipe internacional de pesquisadores responsável pelo relatório, disse à BBC News que o aquecimento na região não tem mostrado sinais de arrefecimento.

"Nós vemos que a seca tem aumentado em algumas áreas, e o aquecimento em si leva a uma mudança de vegetação."

 
 
 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1