» FlashSB / Notícias / Geral
17.11.2018 - 210 clique(s)
Principais Notícias da Semana (São Borja e Região)
 // compartilhar

Papai Noel dos Correios será realizado em São Borja

 
Papai Noel dos Correios será realizado em São Borja

Está confirmada a realização em 2018 do Papai Noel dos Correios em São Borja. A unidade local já realizou o recolhimento das cartas e está disponibilizando para os interessados conferirem e realizarem a adoção dos pedidos.

Neste ano, serão realizadas doações aos estudantes carentes das escolas Ubaldo Sorrilha da Costa e República Argentina. O gerente dos Correios em São Borja, José Fernando Kochhann, diz que foram recolhidas 400 cartas com os mais diversos pedidos.

Essas correspondências estão sendo cadastradas no sistema dos Correios, para que aconteça a entrega. Os interessados deverão entregar os presentes até o dia cinco de dezembro.

O atendimento para ler as cartas é das 9h às 17h na agência do Centro.

O projeto

A campanha Papai Noel dos Correios é tradicionalmente realizada há 29 anos. Em 2017, apenas no Rio Grande do Sul, mais de 49 mil cartas foram recebidas.

Ano passado o projeto não foi desenvolvido em São Borja devido ao baixo número de profissionais disponíveis. Mas, para 2018, o gerente dos Correios, José Fernando Kochhann, confirma que o efetivo foi reposto, possibilitando a realização do projeto.

Ele destaca que os presentes que são doados pelas pessoas que adotam as cartas são entregues após o horário de expediente pelos profissionais dos Correios.

 

Prefeito que não embarcou em avião da tragédia com a Chapecoense realiza palestra em São Borja

Prefeito que não embarcou em avião da tragédia com a Chapecoense realiza palestra em São Borja

Com apoio da ACISB e Sindicato Rural, acontece na próxima sexta-feira (16) a palestra em São Borja com Luciano Buligon. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores a partir das 20h.

Buligon é advogado e prefeito de Chapecó (SC). Ele estava na lista de passageiros do Voo LaMia 2933 como um dos convidados que iria acompanhar a delegação da Associação Chapecoense de Futebol até Medellín, Colômbia, para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2017 contra o Atlético Nacional.

Em São Borja ele vai apresentar a palestra “De Chapecó a Medellín: Uma Viagem em Três Atos”. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone 3431 – 9595.

 

Matrículas e rematrículas nas escolas estaduais continuam

Matrículas e rematrículas nas escolas estaduais continuam

Continua até o dia 25 de novembro o período de matrículas e rematrículas nas escolas estaduais. Conforme a Secretaria Estadual de Educação, para os alunos com pelo menos 75% de frequência escolar, a rematrícula é automática.

Para os estudantes com menos de 18 anos e com frequência inferior a 75%, a rematrícula deverá ser efetuada pelos seus responsáveis diretamente nas escolas. Alunos dos primeiros anos devem ser inscrever no site da Seduc até o dia 25 de novembro ou entre os dias sete e 18 de janeiro.

As matrículas para os inscritos acontecem entre os dias dois e 18 de janeiro e 28 de janeiro a oito de fevereiro. As transferências também ocorrerão nas escolas pretendidas no período de sete a 18 de janeiro de 2019.

Para fazer a matricula na rede estadual são necessários Identidade ou certidão de nascimento do aluno; Identidade do responsável; Comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Também é necessária a Carteira de vacinação atualizada para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.

 

São Borja está em situação de alto risco devido a proliferação do Aedes Aegypti

São Borja está em situação de alto risco devido a proliferação do Aedes Aegypti

O Levantamento de Índice Rápido (LIRA), indicador que dá o diagnóstico da situação de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, no mês outubro marcou 5% em São Borja, considerado de alto risco.

Entre os dias 26 a 30 deste mês, será realizada uma força tarefa promovida pela Prefeitura na cidade visando eliminar criadouros e fortalecer a prevenção a fim de combater o Aedes Aegypti. O mosquito Aedes Aegypti é vetor de doenças como dengue e Chikungunya.

Cuidados

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por dengue, zika e chikungunya. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito durante as férias.

Antes de sair para a viagem de fim de ano, é essencial fazer uma vistoria em casas, apartamentos e até mesmo no ambiente de trabalho. Qualquer lugar que possa acumular água é um potencial criadouro para as larvas do Aedes aegypti.

O ciclo de reprodução do mosquito, desde o ovo à forma adulta, leva em torno de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em viagens de menor duração, é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes. Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras e outros objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo.

Nos casos dos pratos de vasos de planta, devem ser preenchidos com areia. Os vasos sanitários também devem permanecer tampados e pneus devem ser mantidos em locais cobertos.

 

Fonte/Fotos: Rádio Cultura  AM 1260

 // confira outras notícias
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1