» FlashSB / Notícias / Eventos
14.11.2018 - 199 clique(s)
Encerrado o Festival Internacional da Cozinha Missioneira com muita Memória e Sabor
 // compartilhar

Texto: Assessoria do evento - IFFar

 

Neste domingo (11/11/2018), ocorreu o encerramento do 3º Festival Internacional da Cozinha Missioneira, o evento aconteceu na Estação Férrea e Mercado público, um piquenique cultural com muitas atrações, como brechó, exposições artísticas da agricultura familiar, circuitos de cervejas e shows ao vivo com as bandas Corre e Paralelo 28.

Este evento com duração de uma semana proporcionou a presença de diversos públicos em oficinas de churrasco e serviço de salão ministrada por Charles Grazziotin, espumante por Marcelo Malgarin, e um delicioso café da manhã que contou com a participação dos empresários da região, o secretário de Cultura Ibaro Santos Rodrigues, ACISB e GSEG (Grupo Setorial da Gastronomia de Caxias do Sul-RS). Outras atrações deste festival contaram com as visitas guiadas nas agroindústrias, na feira dos produtores e mercado público, que incentivaram a percepção da comunidade para economia local.

Foram realizadas palestras sobre “Região e Cultura Missioneira”, com Muriel Pinto, A “Identidade Cultural Missioneira”, com Tiago Martins, Fernando Rodrigues e Raquel Rech, A “Gastronomia e Regionalização”, com Priscyla Hammerl, Carmen Nogueira e Pericles Puper Thiele. A “História das missões”, com Karina Melo. A “Experiência Turistica”, com Lenize Félix. E “PNCS” por Eliane Almeida de Souza. A participação inovadora do palestrante Gustavo Guterman, formado pelo SENAC – RJ, fez o público refletir sobre os “rumos da gastronomia”. E as aulas shows realizadas por Carmelita Jardim, Israel Bertamoni e Mamadou Sène despertaram o toque culinário nos ouvintes.

Durante a semana aconteceram os circuitos de pratos missioneiros oferecido pelos restaurantes, BEEF Grill Burger, Totti Confeitaria, Aldeia Pub, Churrascaria e Pizzaria Missões, Mercado Café, Divino bar e restaurante, que auxiliaram na união e valorização de produtos locais e culinária tradicional da região.

Tivemos a participação de Santo Tomé na programação, com Walking Tour – Conhecendo o primeiro dos Sete povos das Missões e os palestrantes Bárcelo e do instituto Jorge Luis Borjes, que ministraram sobre “alimentação para celícos e explanação sobre vinhos”. Agradecemos a presença da comunidade e os palestrantes no almoço de integração (Restaurante da Gastronomia) e Jantar Baile (CTG Troupilha Crioula), que disponibilizaram um tempo para degustar o sabor missioneiro.

Promovemos o lançamento do livro Alimentação e Sociedade: Antigos hábitos e novos sabores do curso superior de tecnologia em Gastronomia IFFar – Campus São Borja na Feira do livro neste sábado. E as apresentações dos grupos de trabalhos, com a participação de alunos e professores, que trabalharam para realizar as correções e avaliar os melhores trabalhos por GT, sendo eles GT1: Luiza Chaves Silva, com o trabalho Vinhos e tragédias: tragédias gregas como ferramenta de ensino e aprendizagem no contexto escolar. GT2: Magalia Gloger dos Santos Almeida, com o trabalho o marketing de cidades como estratégia de promoção de desenvolvimento local. GT3: Alessandra Schettert Fava, com o trabalho generoso: uma lenda e um mistério. GT4: Julianne Freitag Mattioni, com a avaliação físico-química atividade antioxidante das polpas de butiá yatay (Marc) becc produzidas no munícipio de Girua- RS. GT5: Ebson Giovane Camargo Machado, com a representação missioneira em tempo e o vento, de Érico Veríssimo. GT6: Naiara Cristiane Rohling, com as tendências gastronômicas para 2018 e para o futuro recente.

A equipe do 3º Festival Internacional da Cozinha Missioneira, juntamente com as professoras Aline Roque (coordenadora do curso de Gastronomia), Luiza Motta Klockner e Angélica Araújo, que organizaram este evento com desempenho e dedicação motivaram o conhecimento da história missioneira e sabores de diversas regiões, resgatando a cultura e transformando a nossa história em sabor.

Obrigado, o 3º Festival Internacional da Cozinha Missioneira agradece a todos que contribuíram de alguma forma na realização do evento!

Aqui a história se transforma em sabor.

 

Organizadores: Instituto Federal Farroupilha, Emater/RS, Prefeitura Municipal de São Borja e Associação Comercial de São Borja – ACISB.

Patrocinadores: CNA, Consermaq, Impulse, Ouro e Prata, Folha de São Borja, Metal Artes, Uninter, Senac e Rádio Cultura.

Apoio: CTG Tropilha Crioula, Angueras e Unipampa.

 // confira outras notícias
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1