» FlashSB / Notícias / Eventos
01.11.2018 - 150 clique(s)
São Borja mobiliza-se para a 33ª Feira do Livro
 // compartilhar

Está pronta a programação para a 33ª Feira do Livro em São Borja, com realização confirmada para o período que vai de 7 a 10 de novembro. Esta semana, porém, é de mobilização para duas atividades que integrarão a programação da feira: uma delas é o Descobrindo Talentos e a outra é a apresentação teatral Gigante Egoísta, que servirá como mobilização de pré-feira.

Feira do livro tem como coordenadores na organização a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) e o SESC. Várias outras instituições são apoiadoras, principalmente das áreas educacional e cultural. Todas as atividades serão realizadas na praça XV de Novembro na área fronteira à rua General Marques, que durante os quatro dias da programação
ficará com circulação de veículos em meia pista.

 

Descobrindo Talentos
Um grupo ligado à organização da feira está indo às escolas e entidades comunitárias, esta semana, para divulgação do evento Descobrindo Talentos, que será desenvolvido durante a feira. Entre a segunda-feira (29/10) e a próxima sexta-feira (2/11) estará aberta a fase de inscrições para apresentações musicais do projeto.

 

Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos poderão fazer apresentações musicais, mostrando desempenho vocal ou instrumental ou ainda poderão demonstrar as duas formas de habilidade.

As inscrições são recebidas online, através link específico no sita da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os inscritos farão suas apresentações de 7 a 9 de novembro, quarta a sexta, ao final da tarde, no recinto da feira. Serão etapas eliminatórias e os melhores classificados voltarão a se apresentar no sábado, para definição dos vencedores.

Foi definida premiação a ser concedida os melhores desempenhos do Despertando Talentos. O primeiro lugar receberá um tablet e o segundo e o terceiro lugares, um vale-livro de R$ 100, cada um.

Pré-Feira

Nesta quarta-feira (31) e na quinta (1º/11), estará sendo desenvolvida programação que é uma espécie de pré-lançamento da Feira do Livro. Nos dois dias, com a denominação de Pré-Feira, estará sendo realizada no Centro Nativista Boitatá a apresentação teatral Gigante Egoísta.

Trata-se de espetáculo a ser trazido à cidade pelo Sesc, com ingresso gratuito ao público assistente. Serão quatro sessões, duas por dia, e o público-alvo serão estudantes de escolas municipais e estaduais.

A Secretaria Municipal de Educação prevê participação de 600 estudantes. Além das escolas municipais, sob coordenação da SMEd, estarão alunos da rede estadual, através da 35ª Coordenadoria Regional de Educação.

Programação variada

Para a Feira do Livro deste ano seis livreiros estão confirmados na praça XV. Além deles, porém, as universidades e outras instituições de ensino ou religiosas igualmente montam tentas e colocam livros à disposição. Todos os horários estão preenchidos para sessões de autógrafos e lançamentos de obras literárias. No total, serão 19 sessões de autógrafos.

Outro destaque da feira será a etapa final do projeto Prêmio Leitura na Escola, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação. As escolas da rede municipal já realizaram suas seleções
internas dos melhores desempenhos e os trabalhos classificados para a final serão apresentados nos dias 7, 8, e 9, tendo convertido seus trabalhos em peças teatrais. No sábado serão conhecidos os vencedores, com entrega da premiação.


Academias de dança da cidade farão apresentações, assim como outros grupos de teatro e nomes ligados à música. Mais uma vez, funcionará a Rádio da Feira, sob coordenação do curso de Jornalismo da Unipampa. A proposta, este ano, é oferece maior volume de informações sobre o evento cultural, inclusive um balanço diário com enfoque jornalístico.

Os homenageados

Os homenageados em 2018 na Feira do Livro são o patrono, escritor Clemar Dias, o escritor homenageado será Sérgio Seitenfus e a professora homenageada será Neuza Bestetti. A lista se completa com homenagem especial para o colunista social Deco Almeida e homenagem póstuma para José Hilario Retamozo. Pela primeira vez no evento, na noite de quinta-feira (8), todos os homenageados realizarão uma roda de conversa.

 
Fonte: DECOM
Imagem: DECOM
 // confira outras notícias
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1