» FlashSB / Notícias / Educação
01.11.2018 - 228 clique(s)
Seminário de Controle Meteorológico será na próxima semana
 // compartilhar

Mudou a data para a próxima terça-feira, dia 6, com início às 9 horas, o 1° Seminário Internacional de Controle Meteorológico em São Borja, uma atividade dentro do projeto Relâmpago, que tem coordenação geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O local da programação também mudou e será realizada no CFTG Farroupilha.

O evento tem apoio da Prefeitura, estão previstas palestras de técnicos especializados na área. Na ocasião, serão repassados informações sobre o funcionamento da estação de monitoramento climático, instalada em São Borja.

Às 10 horas, haverá a primeira abordagem - As tempestades e os jatos de baixos níveis -, ministrada pela pesquisadora Ariani Frassoni, do INPE. Às 10h30min, Ernani Nascimento da Universidade Federal de Santa Maria, falará sobre  Tornados no sul do Brasil. Já às 11 horas o técnicos do INPE abordarão sobre as experiências do projeto Relâmpago a serem desenvolvidas em São Borja.

No Brasil, as atividades do projeto Relâmpago têm coordenação geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de São José dos Campos São Paulo, mas com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM e a Universidade de São Paulo (USP). Já no exterior, são parceiras instituições especializadas em eventos de clima, com estações coletoras de informações montadas na Argentina, Chile e Estados Unidos.

A coleta de dados em São Borja usará principalmente no período que corresponde aos meses de novembro e dezembro. Isto porque, nesse período, é que são normalmente registradas as ocorrências mais severas em relação a adversidades climáticas como tornados, tempestades, ventania, granizo, grande incidência de descargas atmosféricas, intensos volumes de chuva e também enchentes.

As informações a serem fornecidas pelo radar meteorológico são consideradas de importância fundamental. Um dos setores diretamente beneficiados é o da Defesa Civil, diante da possibilidade de prever com maior antecedência tempestades e enchentes, o que permitirá proteger populações ribeirinhas, por exemplo. Também a agricultura e a pecuária serão diretamente beneficiadas, dando maior segurança e confiabilidade aos produtores. Outro exemplo de reflexo positivo diz respeito a ações estratégicas de unidades militares, no caso da região principalmente do Exército.

Apoio da Prefeitura
A plataforma meteorológica do projeto Relâmpago, do INPE, foi montada em São Borja em 27 de setembro e desde o dia 30 está em funcionamento. Está instalada em área da Prefeitura, próxima à Secretaria de Serviços Urbanos, acessos à Ponte da Integração. Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalhou durante um mês na montagem da infraestrutura de apoio operacional. Além de base em concreto armado, com suporte para três toneladas, foi instalada, também, torre com quatro metros de altura. A Prefeitura ainda garante serviços de segurança no local, fornecimento de energia elétrica e sinal de internet banda larga.

 // confira outras notícias
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1