» FlashSB / Notícias /
01.11.2018 - 101 clique(s)
Projeto Capacitar forma 1ª turma de Eletricistas
 // compartilhar

Quinze novos profissionais estão habilitados a trabalhar como eletricistas na cidade. Esta é a primeira turma de eletricistas formada pelo Programa Municipal de Capacitação e Qualificação Profissional (Projeto Capacitar), uma ação da Prefeitura de São Borja executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A formatura aconteceu nesta quarta-feira (31/10), na Sala do Servidor.

O Curso de Eletricista teve carga horária de 100 horas, entre aulas teorias e práticas, ministrada por quatro professores sendo: um engenheiro eletricista, técnico em segurança do trabalho, técnico em eletrotécnica e enfermeira. Os alunos foram submetidos a exames teóricos e práticos, sendo cobrada a frequência mínima de 75% nas aulas. Os profissionais, além do curso de eletricista Predial, Residencial e Comercial, receberam os cursos nas NR10 (Normativa de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e NR 35 (Normativa de Segurança no Trabalho em Altura).

O prefeito Eduardo Bonotto frisou que a administração tem o compromisso de buscar gerar oportunidades e que é justamente isso que a atual gestão vem fazendo. Bonotto lembrou que com esses 15 formandos, a Prefeitura, em 1 ano e 10 meses, já capacitou cerca de 300 pessoas. Citou que em breve novos cursos serão oferecidos pelo Projeto Capacitar para que mais pessoas tenham essa oportunidade. O prefeito, por fim, revelou que a meta dentro do Projeto Capacitar é criar um Centro Municipal de Qualificação e Especialização, pois entende que apenas o conhecimento muda a realidade de uma sociedade.

Um dos formandos, Adalberto Jorge Pinto, profissional há mais de 40 anos, falou que aprendeu inúmeras coisas, fazendo uma verdadeira reciclagem e destacou que não tinha nenhuma das normativas NR10 e NR35, fato que o impediu de muitas oportunidades e que agora está pronto para novos desafios.

A única mulher da turma, Luciane Silva, falou que não tinha nada de conhecimento sobre eletricidade e que viu no curso uma oportunidade para ingressar no concorrido Mercado de trabalho. A Aluna falou que se sente apta a trabalhar em qualquer empresa e em condições de competir e ocupar seu espaço.

O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, destacou que o objetivo do Projeto Capacitar em oferecer cursos é oportunizar a qualificação para geração de renda. Pedro explicou que o curso foi disponibilizado para pessoas que estão em vulnerabilidade social, as quais muitas estão desempregadas e demostraram interesse, vontade de estudar, trabalhar e se qualificar.

O professor Bruno Gabriel Kaczmarek, proprietário da empresa Casa Segura Treinamentos – responsável pelo curso de eletricista, informou que este curso custa em média R$ 2mil. Falou que o aluno sai capacitado e pronto para trabalhar, além de outras possibilidades como empreendedor individual e em outras empresas de segmentos diversos que precisam de suporte profissional. Bruno Gabriel parabenizou a administração municipal por oferecer essa oportunidade à população que precisa de qualificação.

O vereador Adão Santiago parabenizou os alunos pela conquista, destacando que poucas pessoas têm a oportunidade de fazer um belo curso e condições financeiras de fazer esse investimento.

Esta foi a primeira turma do Projeto Capacitar, antes do programa de capacitação a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Social já tinham oferecido outro curso de eletricista em parceria com a Sirtec, em maio deste ano, formando 18 profissionais.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho

 // confira outras notícias
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1