» FlashSB / Notícias / Geral
23.10.2018 - 270 clique(s)
Voos entre So Borja e Porto Alegre no sero iniciados em 2018
 // compartilhar

Prometidos inicialmente para o começo de 2018, os voos da Gol com a Two Flex para o interior do Rio Grande do Sul não saem neste ano. Em setembro, chegou a ser publicado no Diário Oficial do Estado o termo de acordo que ampliava o número e prometia destravar as rotas regionais.

O acordo tinha sido firmado entre a Secretaria Estadual dos Transportes e a Gol Linhas Aéreas. Tratava da adesão da companhia ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional do Estado do Rio Grande do Sul, o que garante benefício fiscal para querosene.

No entanto, a Azul ajuizou uma ação contra o acordo. Usou legislação estadual para argumentar que não pode ser concedido incentivo fiscal nos últimos quatro meses de governo. 

O início das operações, portanto, foi adiado. Talvez, ocorra em 2019. Gol e Two Flex falam em 11 voos, segundo o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. Entre os roteiros programados, para São Borja, seriam quatro voos semanais.

Ainda estão incluídos Bagé (seis voos semanais), Santana do Livramento (quatro voos), Passo Fundo (cinco voos), Rio Grande (cinco voos) e Santa Rosa (quatro voos). Todos seriam a partir de Porto Alegre.

A região da Fronteira, principalmente, está na expectativa por rotas aéreas já que aposta forte no turismo com a possibilidade de, finalmente, serem abertos os free shops terrestres brasileiros.

Reforma no aeroporto

Antes mesmo de ser publicado no Diário Oficial do Estado o Termo de Acordo firmado entre a Secretaria Estadual dos Transportes e a Gol Linhas Aéreas, autorizando quatro voos semanais ligando São Borja a Porto Alegre, a Prefeitura começou obras no aeroporto João Manoel.

Foi desenvolvida a recuperação emergencial no local, para que possam ser oferecidas as condições básicas de infraestrutura operacional ao terminal aéreo, enquanto são aguardadas obras mais amplas. Militares do 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado João Manoel e da 1° Companhia de Engenharia Souza Doca auxiliam as equipes da Prefeitura em atividade.

A pista do aeroporto passou por repintura e recebeu operação tapa-buracos. Já o pavilhão que abriga as instalações administrativas e a sala de embarque e desembarque no terminal receberam conserto e revitalização, além de substituição das instalações elétricas.

Mais recursos

Além dessas atividades emergenciais que foram desenvolvidas e apesar da alteração no cronograma previsto incialmente, a Prefeitura continua aguardando a liberação de recursos pelo Governo Federal para obras mais amplas no aeroporto João Manoel. A expectativa é que nos próximos meses já possam ocorrer licitações visando definir empresa para executar projeto.

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil confirmou, no final de agosto, a liberação de pouco mais de R$ 5 milhões para São Borja. O dinheiro será aplicado, principalmente, na recuperação da pista do terminal aéreo e no seu cercamento.

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1