» FlashSB / Notícias / Cultura
21.09.2018 - 150 clique(s)
Prefeitura prepara mobilização para revitalizar a Fonte de São Pedro
 // compartilhar

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer planeja executar um projeto de revitalização da Fonte de São Pedro, localizada aos fundos da rua Félix da Cunha, no bairro Paraboi. O local é uma das mais antigas e representativas referências históricas na cidade, com implantação ainda no período jesuítico, provavelmente no século XVII.

O secretário de Cultura, Íbaro Rodrigues, diz que uma das iniciativas imediatas é definir um projeto técnico de revitalização da fonte, através de arquiteto da Prefeitura. O passo seguinte é implementar parceria público-privada para a realização das obras. “Esperamos contar com o apoio do empresariado, com recursos financeiros ou materiais” diz o secretário.

Íbaro Rodrigues prevê melhoria dos acessos e implantação de um pórtico de identificação da fonte, na entrada pela rua Félix da Cunha. Também prevê limpeza geral da área entorno e revitalização e possíveis acréscimos no santuário da fonte, que receberia uma imagem adequada de São Pedro, “à altura da sua importância”.

O secretário prevê que, à medida que as obras forem realizadas, “certamente aumentará a visitação por parte de turistas e devotos do santo, para suas reverências, promessas e agradecimentos”. Rodrigues lembra que o turismo religioso tem uma grande potencial, em São Borja, pelas ligações da cidade com a cultura da fé e demais contribuições jesuíticas, “e isso tem de ser melhor trabalhado”.

Outro exemplo citado é a Fonte de São João, localizada na rua Bompland, bairro Maria do Camo. Administração municipal anterior já fez melhorias no santuário, local que é objeto de frequentes visitas de fieis. Íbaro também lembra que, recentemente, a atual administração em parceria com a Câmara de Vereadores e artistas plásticos produziram e inauguraram estátua a Maria do Carmo, a santa/profana e que também move a fé dos são-borjenses. A obra, em concreto armado, tem cinco metros de altura, e fica junto ao túmulo de Maria do Carmo, no bairro do mesmo nome.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Foto - WEB

 // confira outras notícias
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1