» FlashSB / Notícias / Eventos
12.09.2018 - 196 clique(s)
Cavalgada em homenagem a Aim Bonplad foi encerrada em So Borja
 // compartilhar

Na tarde de domingo (09/09), chegou ao fim a 26ª Cavalgada Farroupilha em homenagem a Aimé Jacques Goujaud Bonpland. Os cavaleiros percorreram cerca de 260 quilômetros e relembraram a trajetória do botânico francês que escolheu a América do Sul para viver. O grupo saiu da municipalidade de Bonpland – Argentina no dia (05/09), passando por cidades Argentinas de Paso de Los Libres, Tapebicuá, Alvear, Yapeyú, La Cruz e Santo Tomé. A rota feita pelos cavalarianos serviu para gravação de um documentário em homenagem a Aimé, após finalizado será enviado à França, país onde nasceu Bonpland.

O grupo de 30 cavalarianos, formado por 20 brasileiros e 10 militares argentinos, liderados pelo tradicionalista Dorotéo Fagundes, iniciou sua marcha partindo da cidade Argentina de Bonpland, a qual leva o nome do homenageado. Em São Borja, a Secretaria de Cultura realizou uma cerimônia de inauguração de uma placa comemorativa a Bonplad, que ficará no Museu Ergológico da Estância.

O prefeito Eduardo Bonotto esteve presente e reverenciou a história de Bonpland, destacando que seu legado contribuiu para os avanços tanto na medicina e pesquisa, mas também no desenviolamento da agropecuária.

O Secretario de Cultura, Íbaro Rodrigues, agradeceu a presença de todos e disse sentir-se realizado e orgulhoso pela oportunidade, pois sempre admirou a história do pesquisador, o qual dá o nome a uma das mais importantes vias do município a Rua Bompland, no bairro Paraboi.

Também se fizeram presentes o Secretário de Saúde José Luiz Machado, Dorotéo Fagundes do Instituto Cavalheiros Farroupilha, o Intendente de Bonpland (AR) José Shiro, um representante da família Bonpland, o senador provincial e o jornalista santiaguense que acompanhou o trajeto, Omair Trindade.

Aimé Bonpland foi um francês que viveu na América do Sul no século 19, médico de profissão, ainda exerceu trabalhos como educador, cientista, naturalista e botânico, sendo responsável por catalogar milhares espécies vegetais e animais. A cavalgada em homenagem a Aimé Bonpland, foi realizada no ano em que completa 160 anos da morte do pesquisador, sendo um importante botânico que viveu no Brasil e Argentina entre os anos 1818 até 1858.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Ritieli Ramos / Decom

 

Intendente da municipalidade de Bonpland entregando bandeira do município ao prefeito Bonotto

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1