» FlashSB / Notícias / Economia
01.07.2018 - 270 clique(s)
Depois de longo perodo de queda, vendas da indstria de mveis comeam a se recuperar no RS;
 // compartilhar

Depois de enfrentar dois anos de retração, o polo moveleiro da Serra gaúcha, que é um dos principais do país, comemora uma recuperação tímida no mercado. Os primeiros quatro meses do ano terminaram com aumento de produção, e com destaque para as exportações.

A recuperação começou no ano passado, quando a produção aumentou 10% em relação a 2016. As exportações tiveram um crescimento de 5%.

Superar a instabilidade do mercado brasileiro tem sido um desafio. Uma das alternativas é apostar no mercado internacional. Em uma empresa de Bento Gonçalves, quase 30% da produção são vendidos para outros países. Os índices são os mais altos registrados durante os 20 anos em que a empresa trabalha com vendas para o exterior.

Com toda crise que nós tivemos no Brasil nos últimos anos, a gente acabou voltando mais ainda o nosso mercado para o mercado exportador, afirma a diretora administrativo-financeira da empresa, Maristela Longhi.

As exportações são o principal motivo da leve recuperação do setor, que amargou dois anos consecutivos de retração, de acordo com a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs). A alta da moeda americana também tem influenciado para alcançar os bons resultados.

Com o dólar a níveis que está, favorece com que hoje as nossas empresas possam exportar, favorece a gente a buscar novos mercados, afirma o presidente da Movergs, Volnei Benini.

De janeiro a abril, as exportações acumularam um crescimento de mais de 20%. O Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais negocia com outros países, ficando atrás só de Santa Catarina.

Em uma outra empresa, o primeiro semestre do ano foi de comemoração. As exportações aumentaram 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. O que surgiu como alternativa tem se tornado destaque para novos investimentos.

Cada mercado tem suas diferenças e a gente precisa estudar cada um deles e desenvolver o produto específico para cada um, explica o gerente de exportação, Cleberton Ferri.

 

 

G1

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1