» FlashSB / Notícias /
12.06.2018 - 225 clique(s)
Funcionamento do trnsito discutido na Cmara de Vereadores.
 // compartilhar

Na tarde desta segunda-feira, 11, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito Edson Damião e o Diretor de Trânsito Airton Rocha, a pedido do Vereador Celso Lopes, vieram até o Legislativo Municipal mostrar aos vereadores, a situação do trânsito em São Borja.

O secretário explicou que os municípios que não tiverem organização sofrerão as consequências com um trânsito carregado, já que os números mostram aumentos consideráveis na quantidade de veículos que circulam pelas ruas. No Brasil, o índice de veículos, por habitantes, é de 4,7%. O Rio Grande do Sul e São Borja tem a mesma taxa de 1,8% por veículo. Na cidade são mais de 33 mil veículos trafegando.

Estacionamento Rotativo

Em relação ao estacionamento rotativo, Damião justificou que no ano passado foi feito o projeto com a legislação e os decretos, onde foram disponibilizadas 700 vagas. Hoje, estão sendo oferecidas aproximadamente 600, onde a taxa de ocupação varia de 40% a 50% e para ser viável, economicamente, teria que ter 27%.  O preço por parquímetro custa em média R$ 22 mil e na cidade existem 13 parquímetros a disposição, tudo conforme o projeto.

“As pessoas ainda precisam entender a cultura do rotativo e que ele serve para dar rotatividade para quem quer vir ao centro resolver suas coisas e sair. Não precisa mais de monitor. Temos o parquímetro e temos o sistema online com cobrança automática” justificou Damião.  

Acidentes de transito

De acordo com o mapeamento feito pela pasta, o número de acidentes diminuíram em torno de 11% - de 2016 a 2017.  As autuações de trânsito também caíram. Em 2016 foram 2.305 autuações; No ano passado 1.498 autuações.

Conforme o secretário, a cidade registra de 70 a 100 veículos por mês no mercado e em 10 anos houve um incremento de 66% na frota de veículos no Brasil.

Inventário da sinalização de trânsito

A pasta vem desenvolvendo várias atividades com o objetivo de melhorar o trabalho. Está sendo concluído o mapeamento da zona urbana da cidade que vai mostrar informações sobre a sinalização de trânsito e que acima de tudo servirá como base e defesa do cidadão.  

Outras atividades

O secretário falou também que desde 2002 os agentes de trânsito não tinham capacitações para lidar com os novos sistemas, frotas e atendimento da comunidade. Mas, em 2017 foram treinados seguindo a filosofia do relacionamento interpessoal. “Ainda não é o ideal, mas estamos caminhando para isso”, esclareceu.

Ele também citou que uma das novidades neste ano é o trabalho de recolhimento de animais, em via pública, cujo cidadão que não comprovar a propriedade poderá perder o animal.

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1