» FlashSB / Notícias /
15.02.2018 - 276 clique(s)
Sandra Marques compe Mesa Diretora da Cmara de Vereadores e vai auxiliar os trabalhos em 2018
 // compartilhar

Em 2018, a Câmara Municipal de Vereadores conta com um grande reforço na Mesa Diretora. A vereadora Sandra Marques (PP), eleita como secretária, vai assessorar os trabalhos, ao lado do Presidente André Dubal Silva (PP), vice-presidente José Luiz Machado (PP) e tesoureiro Adão Santiago (PP).

Os secretários têm a responsabilidade de auxiliar os trabalhos de direção da Câmara apoiando a execução de procedimentos de registros de atas, anais, votações, frequência de vereadores às sessões, além de assinarem, junto com o presidente, atos da Câmara e orientarem os serviços da Secretaria da Casa.

A vereadora Sandra Marques, que está em seu primeiro mandato, explicou que decidiu disputar as eleições para poder contribuir com a sociedade e lutar pelos direitos do cidadão, já que os espaços de poder contribuem para o aperfeiçoamento e a consolidação da democracia.

Nos últimos cinco anos, a mesa diretora do Legislativo contou com a participação de três mulheres.

2014 - as vereadoras Fátima da Rocha e Ana Cláudia Gatiboni foram eleitas vice-presidente e secretária;

2016 - vereadora Ana Cláudia Gatiboni foi secretária;

2017 – vereadora Sandra Marques foi tesoureira;

 Participação da mulher na política é baixa

 A última vez que o poder legislativo teve uma mulher gestionando foi em 2008, quando a vereadora Fátima da Rocha foi presidente da Casa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que isso acontece pela baixa participação da mulher na política, por isso vem debatendo e incentivando, por meio de palestras e workshops, o aumento no número de candidaturas femininas.

Dados estatísticos das eleições de 2016 revelaram que mais de 16 mil candidatas não receberam sequer um voto. Em 1.286 cidades não houve nenhuma mulher eleita para o cargo de vereador e em apenas 24 municípios as mulheres representam a maioria dos eleitos para a Câmara de Vereadores.

Em São Borja, naquele ano, 109 pessoas disputaram as eleições municipais – sendo 30 mulheres e 79 homens.

 

 

http://www.radioculturaam1260.com.br

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1