» FlashSB / Notícias /
20.01.2018 - 397 clique(s)
Afinal, qual a idade do planeta Terra?
 // compartilhar

Não é novidade dizer que a cada dia que se passa, novas descobertas são feitas sobre nosso planeta e todo o universo. Quem poderia um dia imaginar que simples humanos seriam capazes de fazer viagens para fora da Terra? Ou criar sistemas capazes de monitorar o que acontece em determinados pontos do espaço em tempo real? Ao parar pra fazer uma curta análise de como vivemos hoje, tudo parece uma grande loucura. Para chegar a essa conclusão, basta comparar a vida moderna com a de nossos antepassados da idade da pedra.

Embora tenhamos descoberto muito sobre a vida em si, ainda existem inúmeras incógnitas que a ciência tenta descobrir. Por exemplo, será que você já se perguntou qual a idade da Terra? Este permaneceu como um tema de discussão durante muito tempo e, bem... Como ela não tem um registro de nascimento, coube aos pesquisadores ir em busca dessa resposta.

Primeiros cálculos

Fazer esse cálculo nunca pareceu uma missão fácil. Inicialmente foi difícil definir quais os aspectos deveriam ser analisados. Foi então que, em meados do século 17, informações do primeiro livro da Bíblia, Gênesis, começaram a servir como apoio. Tal fato motivou a comunidade científica a entrar de cabeça na busca por essa resposta, levando em consideração diversos fatores que poderiam ou não ser mais rigorosos. No ano de 1654, John Lightfood, um dos estudiosos que se apoiavam na Bíblia, declarou dados precisos.

Segundo ele, a Terra havia surgido às 9 da manhã, no dia 26 de outubro do ano 4004 antes de Cristo. Embora tenha sido uma das primeiras hipóteses que a humanidade já viu, não parecia ser muito condizente com a realidade. Já no início do século 18, Georges-Louis Leclerc, mais conhecido como Conde de Buffon, fez novos cálculos baseados em uma réplica da Terra, criada por ele mesmo. Dessa forma, chegou à conclusão de que tinha cerca de 75 mil anos.

No século 19, o renomado físico Lord Kelvin tinha diversas equações à sua disposição. Fazendo novos cálculos, concluiu que a Terra poderia estar entre seus 20 ou 40 milhões de anos. Embora tenha tido mais recursos, também passou bem longe da idade real.

Afinal, qual a idade da Terra?

A grande questão é que esses cálculos inicias acabaram sendo completamente descartados a partir do momento em que a radioatividade foi descoberta, logo no fim do século 19.

Ao tomarem conhecimento desse novo fenômeno, foi possível calcular quais eram as taxas de desintegração de uma vasta quantidade de substâncias radioativas. Assim, também eram capazes de determinar a idade de rochas encontradas em nossa superfície, bem como a de amostras de rochas lunares. Um dos principais estudos feitos a partir daí tomou como base a decomposição dos isótopos de chumbo das rochas. Utilizaram essas informações para comparar à capacidade de mutação que o chumbo possui com o passar do tempo e então, veio a tão esperada resposta!

A partir deste e de tantos outros experimentos e análises, cientistas alegam que o Planeta Terra possui cerca de incríveis 4,54 bilhões de anos! Apenas à título de comparação, estima-se que o universo tenha seus 13, 8 bilhões de anos! Mas claro, tudo tem suas margens de erro. Neste caso, elas fica em somente 1%. Nada mal, não acha?

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia  16/01/18 às 16h36

Via   Space     Super Curioso  
Imagens Pexels
 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1