» FlashSB / Notícias / Variedades
07.01.2018 - 108 clique(s)
Candidatos fazem primeira prova do vestibular da UFRGS 2018
 // compartilhar

Concurso começa neste domingo para 32,4 mil candidatos no estado. Vestibulandos respondem às questões de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira.

eve início às 8h45 deste domingo (7) o vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o mais concorridos do estado e um dos mais procurados do país. Ao todo, 32.438 disputam 4.017 vagas oferecidas em 89 cursos.

Inicialmente, os portões seriam fechados às 8h30, mas a organização atrasou o início das provas em 15 munitos por conta do congestionamento enfrentado pelos candidatos na região do Campos do Vale, em Porto Alegre.

No primeiro dia, os vestibulandos respondem às questões de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira. Na segunda-feira (8), será a vez língua portuguesa e redação. Na terça (9), biologia, química e geografia. No último dia, quarta (10), últimas provas serão de história e matemática.

Nos locais de prova não é permitido o uso de bonés, chapéus e assemelhados, assim como de fones de ouvido e relógios digitais. Durante a realização das provas, é proibido usar ou portar telefone celular e qualquer aparelho eletrônico.

Uma equipe com detectores de metais pode realizar revistas nos candidatos. Os vestibulandos começa vestiobulçar ufrgssomente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova.

As provas são aplicadas em 55 locais distribuídos entre Porto Alegre, Bento Gonçalves, na Serra, e Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte.

A área da saúde domina entre os cursos mais procurados. O de medicina é o que tem a maior concorrência: são 83,8 candidatos por vaga. Na sequência aparecem fisioterapia (27,5), psicologia diurno (27,4) e psicologia noturno (25,76) e medicina veterinária (18,21).

Pelo menos 50% das delas são destinadas a egressos do ensino público. As vagas reservadas são subdivididas entre pessoas com deficiência, autodeclarados étnico-racial e critérios de renda.

Também a partir deste ano, a UFRGS reserva oportunidades a pessoas com deficiência, pela primeira vez. Do total de vagas ofertadas pela universidade, 25% delas serão destinadas a essas pessoas.

A divulgação dos resultados será feita mediante lista dos classificados, disponibilizada no site da UFRGS, em data ainda a ser anunciada.

 

Atendimento especial

 

Neste ano, a UFRGS oferece atendimento especial a um grupo de 162 estudantes que solicitaram o recurso. Eles realizarão as provas em prédios com acessibilidade e com adaptação de mobiliário ou em salas individuais, conforme o tipo de necessidade. Os locais também dispõem de espaço destinado a familiares que quiserem acompanhar os vestibulandos.

O vestibular 2018 conta com provas em braile ou impressas em fontes ampliadas, software para transcrição da prova de redação, e fiscais ledores e escritores para os deficientes visuais.

A universidade ainda dispõe de intérpretes de Libras para deficientes auditivos e apoio de professores dos cursos de letras que atuam também no curso fonoaudiologia para avaliação da redação dos candidatos com dislexia.

 

App auxilia na localização de prédios

 

Segundo a UFRGS, a distribuição dos alunos nos locais de prova é feita primeiramente pela ordem de inscrição e pelo CEP indicado pelo candidato. Todos os locais onde serão aplicadas as provas estarão sinalizados com placas e setas indicativas, com o número e nome dos prédios.

Quem vai fazer o vestibular em espaços da UFRGS, pode utilizar o aplicativo UFRGSmapas, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android e iOS. A ferramenta oferece uma busca de qualquer local da universidade, por seu nome ou número de identificação.

A localização dos prédios pode ser vista em um mapa, com visão de satélite, ou usada em outros aplicativos que utilizem sistema GPS, como Waze ou Google Maps.

 

Linhas de ônibus reforçadas em Porto Alegre

 

Em Porto Alegre, 28.534 pessoas farão o vestibular. As áreas com maior número de vestibulandos são: Campus do Vale I e II e Agronomia, na Zona Norte, onde estão mais de 5 mil inscritos.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que irá reforçar os horários nas seguintes linhas de ônibus que passam pela região:

 

  • T8 Campus/Farrapos
  • D43 Universitária/Direta
  • 343 Campus/Ipiranga
  • 375 Agronomia

 

Os vestibulandos poderão utilizar, também, as linhas T10 e T8, com seus horários regulares. Os demais locais para realização do vestibular terão atendimento pelas linhas diárias de ônibus. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 118.

Mesmo com reforço no transporte coletivo para, a EPTC comunica que os agentes de fiscalização estarão orientando a circulação dos veículos para ajustes no trânsito e transporte, se necessário.

 // confira outras notícias
 // comentários
© FlashSB / 2012 - Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1.