» FlashSB / Notícias / CURIOSIDADES
30.12.2017 - 342 clique(s)
Ceia de Ano novo - O significado dos alimentos no reveillón
 // compartilhar

CEIA DE ANO NOVO - O SIGNIFICADO DOS ALIMENTOS DA CEIA NO REVEILLON

Conheça o significado e os costumes das Comidas de Ano Novo, as tradições e receitas do reveillon.

O que significa as comidas de reveillon, suas tradições e costumes?

O que comer na ceia de Ano Novo?

Vamos explorar o universo culinário das festas de fim de ano?

Vamos juntos ver o que é uma refeição farta e cheia de simbolismo?

Vamos  entender quais os seus significados, simbolismos as tradições que são passadas de pais para filhos, que são trazidas de outros países?

A  elaboração da ceia de Ano Novo traz, muitos significados, vamos, depois de muita pesquisa, tentar explicar o que comer e o que não comer na noite de ano novo, na tradicional ceia de reveillon realizada na noite da virada do dia 31 de dezembro de 2017 para o dia 1º de janeiro de 2018.

Isso com base nos pratos comummente servidos, seus significados e tradições, variações...

Vejamos a seguir  uma lista de comidas de ano novo, os alimentos que são servidos nas ceias e/ou que carregam alguma significação na passagem de ano:

ARROZ - O arroz semente e simboliza a abundância e a fertilidade. Na Coréia, no Japão, no Líbano e na Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte.

AVES - Passe de qualquer tipo de ave, elas  ciscam para trás e, para os supersticiosos, isso indica retrocessos e atraso de vida, na dúvida, opte por outros tipos de carnes ou tenha um reveillon vegetariano.

CHAMPANHE OU ESPUMANTES – Bebida(s) feita com uvas, não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.

LENTILHA -  sinal de boa sorte, principalmente para os italianos, mas no Brasil e no Chile, acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

CARNEIRO/CORDEIRO -O carneiro é um animal muito tradicional das ceias de natal e ano novo, consumido há milhares de anos, é um animal muito apreciado no oriente e aos poucos vem conquistando seu espaço na mesa dos brasileiros, se você não gosta é por que não experimentou ou se já comeu e não gostou é por que não foi bem preparado, sendo assim, neste fim de ano inove sua ceia e coloque o carneiro ou cordeiro no cardápio e surpreenda seus convidados.

ROMÃ - A romã, fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância é símbolo de fartura e fertilidade, é uma planta mágica cultuada em antigas tradições do oriente por ter poderes de atrair riquezas para quem a cultiva.No Brasil, ela é uma a tradição As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.

UVAS - uvas frutas conhecidas por trazer muita sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

VINHO - O vinho é feito de uvas, e carregam uma significação positiva e estimuladora. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.

ATENÇÃO NA VIRADA 2018!!!

PORCO/LEITÃO - O porco/leitão-  sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade, MAS, ESTÁ VETADO NA VIRADA PARA 2018, O porco fuça pra frente, então, isso garantirá armários cheios e fartos o ano todo. PORÉM, segundo Márcia Fernandes (http://www.marciafernandes.com.br/site/marcia/) que estuda a espiritualidade há mais de 40 anos não devemos comer essa carne na virada do ano, pois é considerado quizila de Omulu, regente de 2018.

 

Fonte:

Ceia de Ano Novo - O significado dos Alimentos da Ceia do Reveillon -  https://www.esoterikha.com/presentes/significados-dos-alimentos-do-ano-novo-comidas-do-reveillon.php - Acesso em 27 de dezembro de 2017.

Superstições de fim de ano, dicas para Amor, Emprego, saúde, cores da sorte para 2018 e muito mais -http://www.marciafernandes.com.br/site/supersticoes-de-fim-de-ano-dicas-para-amor-emprego-saude-cores-da-sorte-para-2018-e-muito-mais/

- Acesso em 28 de dezembro de 2017.

Conheça os significados dos alimento nas ceias de ano novo -

http://www.acessa.com/sosabor/arquivo/noticias/2011/12/27-conheca-os-significados-dos-alimentos-da-ceia-de-ano-novo/

- Acesso em 29 de dezembro de 2017.

 // galeria de fotos - abrir a galeria completa
 // comentários

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1