» FlashSB / Notícias / CURIOSIDADES
08.11.2017 - 549 clique(s)
Mensagem em rede social, de como se enforcar está chegando nas crianças em São Borja?
 // compartilhar

Está circulando nos grupos de WhatsApp, e no Facebook, em várias cidades, a seguinte mensagem: Atenção quem tem criança em casa! Uma foto que ensina como se enforcar está se espalhando entre as crianças e sites infantis. Solucione o problema compartilhando a imagem!

NÃO COMPARTILHE A IMAGEM, ISSO É PIOR!

Muitas pessoas pensam que as redes sociais são as maiores aliadas de quem espalha informação falsa. Na realidade, a maior aliada dos boatos é a falta de inteligência de quem lê, não interpreta o conteúdo e compartilha.

Em São Borja, corrente ainda está pequena, mas a imagem está se espalhando, e muito, na internet. E será mesmo que as crianças estão acessando a imagem de como se enforcar em sites infantis e compartilhando com os amigos?

A resposta é não (pelo menos por enquanto).

 

Vamos aos fatos.

Assim como outros casos na internet, o alerta do como se enforcar está patrocinando a imagem mais do que a imagem em si. A prova está no próprio histórico dela. Ao contrário do que diz o texto, ela não surgiu em sites infantis. Ela foi uma criação de um artista no site DevianArt (voltado para ilustradores) há cerca de cinco anos.

A primeira versão do desenho está em inglês (how to hang yourself) e é, claramente, uma ironia (bem sem graça) para ser colocado em comentários de fóruns no lugar do se mata, cara (usado quando alguém fala uma besteira).

Nas buscas do site Boatos, não foi encontrado nenhum site infantil mostrando a imagem e tampouco alguma criança que se matou vendo ela (até porque não há como aprender aquele nó de marinheiro só olhando para a imagem).

No início de novembro de 2017, a imagem se espalhou na internet apenas como um meme. Apenas com o início do alerta, a imagem foi vendida como um tutorial (devidamente compartilhada por quem está indignado com a história).

Aparentemente, pelo menos por enquanto, a imagem não foi vista por muitas crianças. Esperamos que, com esse desmentido, ela pare de circular.

 

Resumindo: a história que aponta que as crianças estão tendo acesso a uma foto que ensina como se suicidar e que sites infantis estão a publicando é falsa. Não compartilhe o alerta e, obviamente, não faça a imagem se espalhar pela internet. Pode ter certeza que, se você fizer isso, a história vai acabar rapidinho. Em tempo: obviamente, não publicamos a imagem inteira e recomendamos que você não faça isso.


Base do texto: http://www.boatos.org/brasil/foto-como-se-enforcar-criancas.html

 // confira outras notícias
 // comentários
© FlashSB / 2012 - Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1.