» FlashSB / Notícias / Variedades
10.09.2017 - 75 clique(s)
Cavalgada atravessa três estados antes de chegar ao RS e prova a resistência do cavalo lusitano
 // compartilhar

Cavaleiros e animais saíram de Avaré, no estado de São Paulo, e percorreram mais de 1.800km até chegar a Uruguaiana.

Cavalgada é uma atividade milenar que, além de reunir amigos e estreitar a relação entre o homem e o cavalo, ainda faz bem à saúde. Pensando em todos esses benefícios, o produtor rural e criador de cavalos José Henrique Castejón promoveu a cavalgada Integração Sul Sudeste.

Foram mais de 1.800 quilômetros percorridos em 43 dias sobre o lombo dos cavalos da raça lusitana. A cavalgada começou em Avaré, no estado de São Paulo, e atravessou cidades do Paraná e Santa Catarina antes de chegar a Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

 

Um dos propósitos dessa viagem era divulgar a raça lusitana como cavalo resistente. É um cavalo de lazer para família, um cavalo dócil e que tem a resistência para fazer essas cavalgadas, conta o Castejón.

 

Toda a trilha percorrida foi planejada pelo produtor, que fez questão de incluir no roteiro rotas e cenários com fazendas, rios, cachoeiras e plantações. A chegada da equipe a Uruguaiana foi festejada com uma missa campeira que dava bênçãos à cavalgada.

A também criadora de cavalos Beatriz Biaggi Becker participou da cavalgada e se diz feliz com o resultado dos animais lusitanos.

Ele é um pouco diferente do crioulo, que é um cavalo mais resistente, um cavalo mais rústico. Mil e oitocentos quilômetros que eles andaram e estão inteiros. Como criador, nos anima bastante esses desafios das raças, explica Beatriz.

A paixão pelo esporte e pelo animal herdada pelo avô falam mais alto que o cansaço e, mesmo após tantos dias de viagem, José Henrique já planeja a próxima cavalgada.

Eu tenho um projeto para daqui a seis meses. Voltar em Bella Unión [no Uruguai] e ir até um lugar chamado Porto Madre, em Baía Blanca, na Argentina. Você tem sonhos. Quando você consegue realizar o sonho, é um desafio. Por enquanto, eu tô sonhando, brinca.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/cavalgada-atravessa-tres-estados-antes-de-chegar-ao-rs-e-prova-a-resistencia-do-cavalo-lusitano.ghtml

 // confira outras notícias
 // comentários
© FlashSB / 2012 - Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1.