» FlashSB / Notícias / Economia
28.04.2016 - 734 clique(s)
Justia determina que mercados no abram nos feriados em So Borja.
 // compartilhar

Por determinação do Ministério do Trabalho de Uruguaiana, cumprindo lei municipal, os supermercados de São Borja não podem funcionar nos feriados. A questão vem gerando reclamações de empresários do setor, principalmente entre os supermercadistas locais.

Recentemente alguns empresários da cidade assinaram um Termo de Ajuste de Conduta, onde ficou definido que caso aconteça descumprimento da determinação judicial, multas de cinco mil reais poderão ser aplicadas. Cláudio Ceresa, empresário do setor em São Borja, destaca que a não abertura dos estabelecimentos nessas datas significa prejuízo para as empresas.

Em média, mesmo que aconteça a compra antecipada, ele calcula que existe um prejuízo de pelo menos 40%. No próximo domingo é feriado nacional do dia do trabalhador, e cumprindo essa determinação, os mercados deverão ficar fechados.

Ceresa destaca que essa data é a melhor do ano em vendas no dia do feriado. O Sindicato dos Comerciários informa que não se opõe a abertura dos supermercados nos feriados.

Até a decisão judicial, o sindicato sempre realizava acordos com os empresários, onde ficavam definidos a carga horária, valor de pagamento e data das folgas para os funcionários que trabalhassem no feriado. Mas, após a decisão, os representantes sindicais não obtiveram mais essa oportunidade de realizar negociações.

Apesar disso, o Sindicato dos Comerciários destaca que ainda não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a situação.



Fonte: Michel Benites/Radio Cultura

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1