» FlashSB / Notícias / Economia
09.10.2015 - 391 clique(s)
Crise agropecuria tema de palestra na Fenaoeste
 // compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (7) aconteceu no restaurante do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, uma palestra com o Economista Chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz.

 

Explanando detalhes sobre a produção e custeio do arroz e soja, Luz explicou de que forma a crise brasileira prejudica o agronegócio. Na visão do economista o momento de instabilidade na economia, a queda no Produto Interno Bruto (PIB) e a turbulência institucional, causada pelo atual governo, impacta diretamente o custo e a produção agropecuária. Uma vez que o custo do dinheiro e a taxa de juros sofrem elevação, existe uma influência no preço do câmbio, energia elétrica e óleo diesel. A situação vivida pela Petrobras e o preço do combustível baixando em outros países e no Brasil aumentando impacta o setor agropecuário. Outro problema destacado são as rodovias brasileiras que estão em situação precária, prejudicando a distribuição de grãos.

 

Uma das preocupações é em relação ao preço elevado das exportações, ou seja, quanto maior o custo logístico menor o preço ao produtor.

 

“Estamos vendo que o preço da soja sobe no porto e só está alto ao produtor devido ao câmbio que não está sendo compatível ao aumento das exportações.” – explicou o economista.

 

Associados, pecuaristas e visitantes participaram do debate. 

 

Crédito/imagem: Ana Possobon/Sindicato Rural de São Borja


 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1