» FlashSB / Notícias /
18.04.2015 - 576 clique(s)
Feriades podem deixar voc mais gordo at o fim de 2015, diz estudo
 // compartilhar

Para alguns, 2015 não poderia ser mais perfeito. O motivo? O ano tem o dobro de feriadões se comparado com 2014. Mas nem tudo é praia, cerveja e churrasco. O cuidado deve ser redobrado nessas datas, segundo indica um estudo feito na Faculdade de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará para avaliar o impacto dos feriadões na alimentação.

Veja o que abre em Porto Alegre no feriado de Tiradentes

– A ideia veio de publicações americanas que vêm chamando a atenção para o impacto de feriados sobre ganho de peso e surgimento de  obesidade. Lá, eles focam as pesquisas no feriado de Ação de Graças – explica a nutricionista e coordenadora da pesquisa Helena Sampaio.

O estudo foi dividido em duas partes: a primeira, que avaliou 57 pessoas durante os feriados de Natal, Ano-Novo e Carnaval, já foi concluída; a segunda, que avalia os impactos da Páscoa e das festas juninas, ainda está em andamento. Apesar das diferenças do cardápio de cada um dos feriados, o estudo conseguiu identificar padrões comuns nos períodos analisados.

– Em ambas as festas, as dietas se tornaram mais excessivas em calorias, açúcares, colesterol e sódio, além de um consumo elevado de bebida alcoólica. Alimentos mais saudáveis que compunham o dia-a-dia do grupo foram eliminados nas festas, como verduras, legumes e frutas. Ocorre uma piora da qualidade e quantidade da alimentação – explica a pesquisadora.

De acordo com o estudo, ficou clara a piora na situação nutricional. Os pacientes analisados tiveram um aumento da gordura corporal – que, posteriormente, pode causar aqueles quilos a mais, diz Helena:

– Este aumento de gordura corporal não havia voltado aos valores iniciais mesmo um mês após o fim do Carnaval. Tal fato se repetiu em todas as pessoas analisadas.

O levantamento, que é um dos primeiros feitos no Brasil, mostra que qualquer feriado prolongado, principalmente quando o governo decreta ponto facultativo (ampliando ainda mais o número de dias de excessos alimentares e alcoólicos) merece investigação.

– Não é um feriado prolongado que será responsável pela excesso de peso e de gordura corporal, mas sim o acúmulo de feriados ao longo do tempo. Isso faz com que a pessoa ganhe um peso considerado irrisório, como meio quilo. Mas, se o peso se incorpora e não é perdido, a cada feriado a pessoa ganha mais peso. Por isso, anos em que os feriados vêm em alto número, como 2015, merecem uma preocupação maior – conclui a nutricionista.

Como se recuperar do estrago?

A especialista indica algumas medidas para aliviar o organismo pós feriadão, tais como:

– Durante os feriados, não deixe de consumir frutas, legumes e verduras.

– Após os feriados, priorize verduras, frutas, laticínios desnatados e carne branca nas refeições. Corte cereais, carnes vermelhas, gorduras e açúcares e massas pelo mesmo número de dias em que o excesso foi praticado.

– Pratique exercícios físicos para estabilizar o peso e a gordura corporal no patamar anterior ao feriado.

fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/04/feriadoes-podem-deixar-voce-mais-gordo-ate-o-fim-de-2015-diz-estudo-4742234.html

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1