» FlashSB / Notícias / Economia
23.02.2015 - 479 clique(s)
Onde fica o potencial de inovao no Rio Grande do Sul
 // compartilhar

O eixo Porto Alegre-Caxias do Sul é onde fica concentrado o potencial de inovação no Rio Grande do Sul. Destaque para cidades como São Leopoldo e Novo Hamburgo, beneficiadas diretamente pelos parques tecnológicos.

A pesquisa é do geógrafo Iván Tartaruga, da Fundação de Economia e Estatística. O mapa da inovação no Rio Grande do Sul considerou dados como pesquisadores e técnicos, empresas de pesquisa e desenvolvimento e estrutura produtiva.

Destacou também Santa Cruz do Sul-Lajeado, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Erechim e Panambi, no Noroeste. No Sudeste, o pesquisador ressalta também o desempenho de Pelotas e Rio Grande.

O estudo identificou, no entanto, a região-problema. É aquela com mais dificuldades para o desenvolvimento de processos de inovação, que é parte da clássica Metade Sul do Rio Grande do Sul. A exceção é Bagé e Alegrete.

- Há a necessidade do esforço inovador das empresas, bem como de outros dois atores que possuem um papel imprescindível de apoio e de parceria. De um lado, colocam-se as universidades, através de suas funções de ensino, de pesquisa e de extensão, e, de outro, os governos, como promotores, por meio de infraestruturas e de investimentos, das atividades de pesquisa e desenvolvimento.

 

fonte: http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2015/02/23/mapa-aponta-onde-fica-o-potencial-de-inovacao-no-rio-grande-do-sul/?topo=52,1,1,,171,e171

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1