» FlashSB / Notícias / Geral
01.12.2019 - 43 clique(s)
Veja como proteger o endereço IP do seu computador na internet
 // compartilhar

A internet transformou a vida das pessoas e graças a ela, com poucos cliques no seu computador ou toques no seu smartphone, você é capaz de se conectar, obter informação, fazer transações e se comunicar com outras pessoas.

E a segurança do seu dispositivo pode estar na identidade dele, o chamado IP.

IP é a sigla para Internet Protocol, uma sequência numérica única, que fica vinculada a todas as atividades online que você faz, além de funcionar como uma identidade.

Esse código é útil para várias situações, desde configuração de programas que permitem o acesso remoto ao seu sistema, até identificação de problemas com a conexão.

Interno e externo

Existem dois tipos de IP, o interno e o externo.

O IP Interno é aquele referente ao seu dispositivo, seja um computador ou smartphone, que é utilizado quando o equipamento se conecta à internet.

Já o IP Externo é o número associado ao produto que liga seu dispositivo à internet, como um roteador ou servidor.

É possível descobrir o IP do seu roteador e é graças a ele que você navega em sites, redes sociais e outros tipos de páginas.

A verdade é que todos os itens que fazem parte de uma rede tem um endereço IP. Sua impressora, por exemplo, também conta com IP próprio.

Uma forma simples de entender é que o IP é como fosse seu endereço de casa, mas um endereço para cada um dos componentes, em uma “comunidade” de eletrônicos capazes de conectar à Internet.

Como é usado o IP?

Quando você digita um endereço de um site no navegador espera por determinada resposta, certo?

Isso significa que sua solicitação precisa ser enviada para um destino, assim como as respostas precisam voltar para você. E é aí que entra o endereço IP.

O IP é o que permite que você se conecte à uma rede, que por sua vez, se conectará com a Internet – por isso o nome Protocol Internet.

Essa primeira rede pode tanto ser seu provedor de serviços de internet em casa ou uma rede pública, no trabalho, hotel ou restaurante.

É importante entender que todos os IPs internos de uma rede são vistos na internet com um IP único externo. Ou seja, se você tem três computadores em casa, para a rede todos ganharão um único número de provedor. Entretanto, existem formas de alterar um endereço IP ao utilizar um Proxy ou VPN.

Por que alterar o IP com um proxy ou VPN?

Em alguns casos pode ser de seu interesse “camuflar” o endereço IP.

Por exemplo, nem todos os sites do mundo podem ser acessados por usuários de outros países. Neste caso, a “troca” do IP é capaz de liberar o acesso, já que seu número deixa de ser o do roteador brasileiro, podendo ser de outra nação.

Além disso, outro motivo para utilizar o Proxy ou Conexão VPN para seu endereço IP envolve questões de segurança.

Com hackers cada vez mais preparados para ciberataques, esse tipo de proteção pode ser essencial, tanto para seus arquivos pessoais quanto para os dados de uma empresa.

Como proteger sua máquina

Existem vários métodos para se proteger na internet, mas um dos mais utilizados para o endereço IP é o Proxy, uma configuração específica que o usuário ajusta no navegador, funcionando como um intermediador entre você e o servidor para “traduzir” a sua conexão.

Outro método é a Conexão VPN, muito utilizada por empresas que desejam proteger seus dados.

“A forma mais segura de proteção de dados para navegação é através de uma VPN, uma vez que o seu endereço de IP fica oculto e todos os dados e registros são criptografados.  A configuração é bem simples e não exige conhecimento técnico, basta pesquisar com atenção um bom software para adquirir uma proteção de qualidade e que esteja atento às suas necessidades diárias”, disse a redatora e analista de Marketing Digital, Bruna Marzarotto, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

A Conexão VPN permite o tráfego de dados de forma segura, além de liberar o acesso a rede interna de uma empresa, partindo qualquer lugar, desde que se trate de um usuário autorizado.

Porém, para esse tipo de conexão você vai precisar de sistemas desenvolvidos para a função.

O tema endereço IP envolve uma série de especificidades e é um recurso fundamental para que possamos acessar a internet diariamente.

Com o conhecimento de tudo o que você precisa saber sobre endereço IP, fica mais fácil definir se é necessário utilizar uma conexão VPN ou se sua navegação já está segura neste momento, para aproveitar todas as oportunidades que estar conectado oferece.

 // confira outras notícias
 // comentrios

© 2018 - FlashSB - Levando São Borja para o mundo!
João Manoel, 2600 - Centro - São Borja / RS
Telefones: (55) 3431- 3960 / (55) 9 9962-1270
Desenvolvido por Index1