» FlashSB / Entrevistas /
252 clique(s)
Cleci Vepo - dicas para novos empreendedores
 // compartilhar

A entrevista dessa semana, foi com Cleci Vepo (53 anos). Proprietária da franquia Bella Casa, em São Borja.

Quem é Cleci?
Cleci, é trabalho e experiência.

Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, sendo babá e doméstica. Olhando para o passado, Cleci sorri, e se orgulha por ser quem é atualmente [...] superei muitas coisas – afirma Cleci

Sempre buscou estudar, e hoje dá muito mais valor para isso, - naquela época as coisas eram diferentes - aponta Cleci - hoje formada em contabilidade.

Sendo comerciante, ganhou muito destaque como vendedora, atuando por anos, pela Grazziotin e Quero-Quero.

Em 1999 começou a empreender, e junto com o marido, inauguraram o Mercado e Padaria 2000.

Atualmente tem dois filhos, um empresário e outro estuda direito. Cleci mantém o seu negócio próprio que começou há dois anos, e ajuda o marido.

Em 2015, aposentada, resolveu investir sua experiência, seu trabalho, algumas economias e sua aposentadoria no seu novo negócio – Bella Casa.

 

Com Cleci não há crise

De acordo com Cleci, a crise estava começando quando ela fez seu empreendimento. As pessoas estavam muito preocupadas com a economia, mas Cleci Vepo, ouvindo a sua voz da experiência, investiu basicamente tudo o que tinha para formar o seu negócio.  

Hoje, ela contém um estoque três vezes maior, com uma enorme gama de clientes, sempre com simpatia a eles. Afirma que o tratamento deve ser igual e especial – o diferencial é ouvir e conversar com o cliente, não importam nossos problemas, nossas contas, nossa crise... o trabalho, tem que ser a vida, e o mais importante na vida, é o trabalho – afirma Cleci.

 

Para quem quer começar a empreender

Pé no chão – não se deve gastar mais de 50%. Cleci dá o exemplo: se você ganha R$1.000, não pode investir mais de R$500.

Cleci aponta que é fundamental centralizar ações em cima de metas. Fazer ser necessário atingir determinado número, em vendas por exemplo.

Cleci ainda dá uma dica interessante: - Há muito tempo atrás eu aprendi, em um curso para vendedores na loja em que eu trabalhava, duas técnicas fundamentais, chamadas de TAC e TAP. O TAC, é a Técnica de Atendimento ao Cliente e o TAP é a Técnica de Atendimento ao Produto. Na técnica de atendimento ao cliente, você precisa saber apresentar e entender quem é o cliente, entendendo ele, saberá direcionar o melhor produto e poderá fazer com que o cliente aceite esse produto mais facilmente.

 

Considerações finais

Sempre teremos dificuldades, nos primeiros passos, é inevitável levar alguns tombos. Mas o fundamental é reerguer-se e saber que o amanhã poderá ser melhor.

Dona Cleci Vepo está atualmente projetando a festa de aniversário de seu negócio, no dia 4 de novembro. Será na Bella Casa que fica na Avenida Francisco Miranda, 590 – Passo.

 // confira outras entrevistas
 // comentários
© FlashSB / 2012 - Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1.