» FlashSB / Entrevistas /
230 clique(s)
Entrevista com Major João Holleben: patrão do PTG João Manoel
 // compartilhar

João Francisco de Holleben Bicca (37 anos), é Major do Exército Brasileiro e atualmente o Patrono do PTG João Manoel. João de Holleben é o entrevistado desse mês, Conhecido como o mês do gaúcho.

Setembro é um período especial para todos os sul-rio-grandenses, nele, a tradicional Semana Farroupilha que acontece em várias entidades, e em especial no centro em que o major é patrono, carregando a sua história e tradição no nome (um PTG) que completa 30 anos de existência em 2017.

O PTG João Manoel foi criada em 1987, está em mãos do Major, escolhido pelo comandante do 2º RCMEC.

Contando um pouco sobre a história da entidade, Holleben aponta que mantém a nomenclatura de PTG – piquete – pela tradição e história, pois a entidade tem estrutura para ser CTG – centro de tradições. Em resumo, ele nos contou que o espaço onde atualmente é o PTG, no passado, era um espaço comum para eventos, que ao ser percebido como possível ponto de tradições, evoluiu e hoje é considerado como um dos maiores centros da cidade, incluído na 3ª Região e integrante do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 

Considerações sobre o mês do gaúcho de 2017

O setembro de 2017 pode ter sido mais um mês no ano, comum para muitos, mas para quem está preparando-o desde o início do ano, foi muito especial e satisfatório.

Durando os sete dias, a semana farroupilha foi um sucesso, com um bom público. Mas ano que vem, a expectativa é que dure apenas cinco dias.

O PTG João Manoel fica na Rua Eurico Gaspar Dutra, 163-227. Aluga seu espaço para eventos e disponibiliza para entidades e atividades filantrópicas.

Nesses 30 anos de história, a entidade está garantida na consciência dos são-borjenses, sendo um exemplo de como a cultura tradicionalista tem evoluído e movimentado o imaginário do gaúcho e suas tradições.

.

 // confira outras entrevistas
 // comentários
© FlashSB / 2012 - Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado em 1024x768px. Desenvolvido por index1.